segunda-feira, 11 de março de 2013

Moqueca de peixe

Moqueca de peixe
Nível : fácil

1 kg de Peixe para moqueca em postas ( cação , surubim, piramutaba, etc )
Molho de tomate pronto ( coloque a quantidade desejada )
1 pimentão amarelo
1  pimentão vermelho
1 cebola fatiada
Colorau, alho, sal, cheiro verde a gosto
1 colher de sopa de azeite de dendê
1/2 xícara de leite de coco
Azeite para refogar.

Numa panela coloque o azeite, a cebola e os pimentões. Refogue. Acrescente o molho de tomate e os temperos e
deixe apurar um pouco. Acrescente água até cobrir e ficar um pouco acima desses ingredientes. Quando ferver acrescente o peixe. Deixe cozinhar sem mexer para não desfazer as postas de peixe.
Uns 20 minutos depois acrescente o azeite de dendê e o leite de coco. Veja se peixe esta no ponto e desligue o fogo. Sirva com arroz e pirão. Hum !

Nota : essa receita foi minha mãe que me ensinou. Um dia pedi a ela que escrevesse essa receita de moqueca para que eu não esquecesse... Parecia que algo me avisava que não teria ela sempre comigo... Muitas saudades ... Ela gostava de cozinhar e herdei isso dela... Algumas receitas que ela fazia eram únicas para mim, como a Moqueca e o arroz doce.
Essa moqueca não ficou como a  dela, nunca vai ficar, mas eu gosto mesmo assim. Esse peixe não era  o que ela usava para fazer aquela moqueca inesquecível , ela sempre usava cação. Sem espinhos e uma carne saborosa. Mas como meu marido sabe que gosto muito de moqueca ele comprou esse peixe, o piramutaba, e disse que a atendente tinha indicado esse para moqueca. O que vale para mim e o gesto de lembrar do que gosto, do carinho de trazer para mim por que quer agradar. Isso torna tudo agradável, independente da escolha.

Escrito por : Fabiana Teles Antunes Menezes

5 comentários:

  1. Parece que é uma delícia, vou fazer.O brigada pela receita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jane, essa receita é deliciosa mesmo! Esse peixe da foto é o Cascudo, e eu pedi pro marido comprar Cação...rsrs com o Cação, que não tem a pele, o visual da moqueca fica bem melhor. Prefira os peixes em pistas sem a pele. Boa cozinhaterapia! Fabiana💛

      Excluir
    2. * peixes em postas sem a pele

      Excluir
  2. Gostei Fabiana vou fazer agora. Mas o que mais me emocionou foi a lembrança de sua mãe! Deus te proteja!

    ResponderExcluir